Menu:

Palestrantes

1º Painel:
SANEAMENTO É SAÚDE: SAÚDE É SUSTENTABILIDADE
(DIA 08/12/2009 - 09:00h a 11:30h)


Paulo Camacho (IBAMA)

- Servidor Público Federal;
- Médico Veterinário;
- Lotação: IBAMA /RJ (Analista Ambiental)
- Órgão de Origem: SUDEPE: Superintendência do Desenvolvimento da Pesca

Cargos Ocupados:

- Chefe da Fiscalização da Pesca e do Registro Geral da Pesca (SUDEPE);

- Chefe da Divisão Técnica - DITEC IBAMA/RJ 

- Chefe da APA Guapimirim / IBAMA / RJ

- Cargo Atual: Superintendente Substituto IBAMA / RJ

- Pós Graduação em Tecnologia do Pescado


Marilene Ramos (Secretária de Estado do Ambiente – RJ)

Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), mestrado em Engenharia Civil pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (1991) e doutorado em Engenharia do Meio Ambiente pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (2002) . Atualmente é professor titular do Fundação Getúlio Vargas - RJ. Tem experiência na área de Engenharia Civil , com ênfase em Engenharia do Meio Ambiente. Atuando principalmente nos seguintes temas: Cobrança pelo uso da água, Gestão Ambiental, Gestão de Recursos Hídricos.


2º Painel:
DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS NA GESTÃO DA POLÍTICA DE RECURSOS HÍDRICOS (
DIA 08/12/2009 – 14:00h a 15:30h)


3º Painel:
“AVANÇO NO PROCESSO DE CONSOLIDAÇÃO DO SUBCOMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DA BARRA E JACAREPAGUÁ”

(DIA 08/12/2009 - 15:40h a 17:30h)


José Chacon de Assis (AFEA)

  • Engenheiro eletricista – (UFF) 1970
  • Pós-graduação em Física (CTA-ITA) e em Pesquisa Operacional (CT-UFF)
  • Livros publicados:
    -      BRASIL 21 UMA NOVA ÉTICA PARA O DESENVOLVIMENTO 
                6 edições, a primeira lançada em Natal RN no III CNP em 1999 – 
                Edições em alemão, espanhol e inglês. 


              -   BRASIL CIDADÃO – Coletânea de Artigos publicados na imprensa - 2
                edições, a primeira lançada em Niterói RJ (2001).


  • ASSOCIAÇÃO FLUMINENSE DE ENGENHEIROS E ARQUITETOS                Niterói (RJ) – fundada em 1953 - Diretor e Presidente por inúmeros             mandatos  –1981 até a atualidade.
  • CREA RJ – Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia do             Estado do Rio de Janeiro – Conselheiro, Diretor (1994 a 1996) e Presidente        (por dois mandatos consecutivos de 1997 a 2002) – cargos eletivos.
  • MCPA BRASIL (MOVIMENTO DE CIDADANIA PELAS ÁGUAS BRASIL)            Coordenador Nacional – congrega e facilita o contato de 100 Centros de             Referência em todo o país. O MCPA BRASIL já realizou SEIS ENCONTROS  NACIONAIS. Mais de 1000 pessoas no 6º ENCONTRO. De 1997 até a atualidade. 
  • Proferiu palestras sobre as mais diversas questões com ênfase em ÁGUA,             PLANO DIRETOR, MEIO AMBIENTE, AGENDA 21 E SUSTENTABILIDADE SÓCIO AMBIENTAL, em todos os Estados da Federação, na Alemanha (Universidade Técnica de Berlim), em Portugal (Ordem dos Engenheiros de Portugal), Espanha (Universidade de Barcelona), Panamá (Congresso da UPADI). A ÚLTIMA PALESTRA PROFERIDA OCORREU  DURANTE A REALIZAÇÃO DA WEC 2008, World Engineers Convention, em dezembro/2008.
  • Participou de todos os FORUNS SOCIAIS MUNDIAIS realizados em Porto Alegre, proferindo palestras, com a realização de Oficinas e apoiando a organização de painéis. No 1º e no 2º foram instalados STANDs do CREA-RJ.

Paulo Luiz da Fonseca

FORMAÇÃO / ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (1986), Bacharelado e Licenciatura em Matemática pela Faculdade de Humanidades Pedro II (1993),  Especialização em Engenharia Sanitária e Ambiental pela UERJ (1988), Especialização em Análise de Sistemas pela UVA (1990), Especialização em Geoprocessamento pela UFRJ (2003), Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Santa Úrsula (2002), Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (2008). Atualmente é engenheiro civil da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, atuando como Gerente de Pesquisas e Suporte Técnico da Coordenadoria Geral de Planejamento das Ações de Saneamento e Manejo de Águas Pluviais da Subsecretaria de Gestão de Bacias Hidrográficas - RIO-ÁGUAS.



4º Painel Temático:
“NEGÓCIOS E SERVIÇOS SUSTENTÁVEIS: UMA NOVA E URGENTE GESTÃO”.
(DIA 09/12/2009 – 09:40h a 11:30h)


David Zee

Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1978), mestrado em Coastal and Oceanographic Engineering - University of Florida (1980) e doutorado em Geografia Ambiental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é Coordenador do Mestrado Profissional em Meio Ambiente da Universidade Veiga de Almeida-UVA e professor adjunto da Faculdade de Oceanografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ. Tem experiência na área de Engenharia Ambiental e Oceanografia, com ênfase em Oceanografia Costeira e Impactos Ambientais em Ecossistemas Urbanos-Costeiros, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos de impacto ambiental, poluição urbana, erosão costeira, balneabilidade, qualidade de vida e monitoramento ambiental. Consultor técnico em Estudos de Impacto Ambiental, Auditoria Ambiental e Perícia Ambiental. É presidente do Conselho Consultivo da ONG Defensores da Terra e Vice-Presidente da Camara Comunitária da Barra da Tijuca-RJ.

Rosa Maria Formiga
Diretora de Gestão das Águas e do Território - INEA

Graduação em Engenharia Civil (1987) pela Universidade Federal de Goiás, mestrado (1992) e doutorado (1998) em ciências e técnicas ambientais pela Université de Paris XII, França. Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Departamento de Engenharia Sanitária e do Meio Ambiente e Diretora de Gestão das Águas e do Território do INEA (Instituto Estadual do Ambiente, Rio de Janeiro). Tem atuado na área de planejamento e gestão integrada de recursos hídricos, política das águas e análise institucional, gestão participativa de bacias hidrográficas, economia de recursos hídricos (cobrança pelo uso da água bruta), gestão ambiental e mudanças climáticas globais/vulnerabilidade e adaptação.

Suzana Monteiro de Barros

Graduação em Biologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977) e mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais pela Escola Nacional de Ciencias Estatísticas (2001). Atualmente é professor da Fundação Educacional Duque de Caxias e extra quadro da Fundação Superintendência Estadual de Rios e Lagoas. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento sustentável, gestão ambiental, auditoria ambiental, urbanização e meio ambiente.


5º Painel Temático:
“APRENDIZADO E PRÁTICAS RUMO A SUSTENTABILIDADE LOCAL”

(DIA 09/12/2009 - 11:30h as 13:00h)

Suzana Gueiros

PALESTRA

O ATIVISMO PROJETUAL: O ECODESIGN NA PROMOÇÃO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E DA INOVAÇÃO SOCIAL

Atuação Profissional Recente:

  • Coordenadora do Curso de Extensão em Ecodesign com Base nas Normas ISO 14.000
  • Professora Adjunta da UFRJ, na graduação dos Cursos de Desenho Industrial e de Engenharia (Departamento de Recursos Hídricos- Escola Politécnica) áreas de atuação:
           -INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E ECODESIGN
              -FATORES HUMANOS E ERGONOMIA
           -ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE
  • Atuação na Pós
           - Gestão Ambiental - PNUMA-POLITÉCNICA
              - EDIFÍCIOS SUSTENTÁVEIS - ALS – Univ. Católica de Petrópolis

Formação

  • Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela FAU- UFRJ
  • Mestrado em Engenharia de Produção pela COPPE-UFRJ Área de Avaliação de Projetos Industriais e Tecnológicos
  • Doutorado pela COPPE, tema Impactos Ambientais Sonoros: Modelo de Gestão Sustentável
  • Atualmente desenvolve pesquisa de Pós-doutorado em ECODESIGN COMO FERRAMENTA DE REDUÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS, na COPPE, Com o grupo de pesquisa GETRES.
  • Outros cursos: Curso de Altos Estudos em Política e Estratégia - Escola Superior de Guerra- Ministério da Defesa
  • Elemento Credenciado para Investigação de Acidentes Aeronáuticos - CENIPA - Ministério da Defesa
  • Pós-graduação em Gestão Ambiental pelo PNUMA-UFRJ.

6º Painel:
“EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PASSAPORTE PARA O FUTURO SUSTENTÁVEL”.

(DIA 09/12/2009 – 14:00h a 15:20h)

Jorge Marcos Barros - CRA/RJ - Nº 3065344

Picture
PALESTRA 
SAÚDE, MEIO AMBIENTE E SEGURANÇA - SMS, A PRINCIPAL FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA O GESTOR DO SÉCULO XXI


A Palestra objetiva contribuir para a conscientização e a constituição de uma nova empresa dos três setores, privado, público e 3º setor, com seus gestores e capital humano em geral, todos focados com a primeira e maior demanda do Século XXI, a SUSTENTABILIDADE, onde o social, o econômico e o meio ambiente podem caminhar em perfeita harmonia e interação, objetivando o bem estar de todos e não mais de alguns.


A Palestra permitirá que o público alvo vislumbre a importância e a contextualização deste imperioso e singular tema, que representa modernamente o importante elo de ligação da COLUNA VERTEBRAL da Gestão Socioambiental ou Gestão Sustentável da Empresa nos três setores, privado, público e 3º setor, e também na qualidade de uma poderosa ferramenta estratégica e indispensável no tato e no trato também da nossa vida pessoal e social diária.

Minibio
  • Administrador de Empresas com especialização Comércio Exterior e Relações Internacionais, com pós graduação na capacitação, formação e internacionalização de micro e pequenas empresas da Rede Nacional de Agentes de Comércio Exterior Rio de Janeiro do MDIC/SECEX – www.redeagentes.gov.br;
  • Gestor, Educador, Pedagogo e Consultor Socioambiental com pós graduação em Economia e Projetos  Ambientais e Gestor de Projetos de Crédito de Carbono;
  • Membro da Comissão de Desenvolvimento Sustentável, Planejamento Estratégico e Governança do Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro – CRA/RJ;
  •  Apicultor profissional, conferencista e professor de Apicultura e Meio Ambiente; 
  • Coordenador Pedagógico do Projeto Crescer & Avançar do Assentamento Pref. Celso Daniel em Macaé, na Formação e Capacitação em Agricultura Familiar, financiado pela PETROBRÁS em parceria com a FAPUR/UFRRJ;
  • MBE (Máster in Business Environment) em Projetos de Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL) e Mercados Emergentes;
  • ex-consultor da UNESCO/RJ;
  • Professor e Consultor em Gestão de Cooperativismo e Economia Solidária da OCB/RJ;
  • Professor do Curso Técnico de Meio Ambiente com Sustentabilidade da UNISUAM/ETUS, Campus Shopping Bangu;
  • Vice-presidente do Instituto Verde - Projeto Criando Vidas
Contato: [email protected]
Tel: (21) 3467-1287 /
(21) 8287-2768 / (21) 7139-0432



José Henrique Penido (Comlurb)

Formado em engenharia mecânica de produção, em 1966, pela Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, desenvolveu sua experiência profissional na iniciativa privada até 1977, quando ingressou na COMLURB- Companhia Municipal de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro, tendo ocupado os cargos de gerente de Destinação Final e Recuperação Energética, gerente de Manutenção e Presidente da empresa, passando a atuar, desde 1994, como Assessor Chefe da Diretoria Técnica e Industrial. 

Entre 1989 e 1990 ocupou o cargo de Sub Secretário de Estado de Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro. 

Em 1990 foi indicado membro do Comitê Consultivo para o Meio Ambiente da ELETROBRÁS -CENTRAIS ELÉTRICAS BRASILEIRAS S.A. e em 1993 foi indicado como membro do Grupo B- “Urban Waste Energy Generated” do World Energy Council (Conselho Mundial de Energia). 

É consultor da Organização Panamericana da Saúde, do PNUD-Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, da GTZ- Deutsche Geselshaft für Tecnische Zuzamenarbeit, do Banco Mundial e do BID, tendo realizado trabalhos em vários países da América do Sul e Caribe. 

É autor de diversos trabalhos técnicos, apresentados em congressos no país e no exterior, em especial sobre sistemas de tratamento de resíduos, exploração de biogás de aterros sanitários e compostagem.  

Desde 1998, como presidente da Web-Resol – Instituto para Democratização de Informações sobre saneamento Básico e Meio Ambiente, é o responsável por uma página na internet sobre gestão de resíduos sólidos e meio ambiente, denominado RESÍDUOS SÓLIDOS (www.web-resol.org). 

Em 2005 foi indicado pelo governo brasileiro para membro do Methane to Markets Partnership, integrando o Landfill Gas Technical Subcommittee.

 


7º Painel
COMUNICAÇÃO: FERRAMENTA ESTRATÉGICA NO PROCESSO DE SENSIBILIZAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL
(DIA 09/12/2009 :
16:00h as 17:30h)

Henrique Cortez (Editor Portal EcoDebate)

Cientista social, ambientalista, com especialização em gerenciamento de riscos [Certificate in Environmental Risk Management, Northwest University, EUA, 2001]. Coordenador do Portal EcoDebate e subeditor da revista Cidadania & Meio Ambiente; Medalha do Mérito Profissional no Grau de Comendador, concedida pela Academia Brasileira de Arte Cultura e História.


José Luis Laranjo

Graduação em Comunicação Social pela Universidade Estácio de Sá (1983) e mestrado em Comunicação Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é Editor da Revista da Associação de Docentes da Universidade Estácio de Sá (ADESA),jornalista responsável do Jornal da Estácio, membro da comissão julgadora da Associação de Imprensa da Barra e professor titular da Universidade Estácio de Sá. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Especializado (Comunitário, Rural, Empresarial, Científico), Planejamento Gráfico e Editorial, Técnicas de Reportagem em Jornalismo, Introdução às Profissões em Comunicação e Planejamento de Cobertura Jornalística.

Artigos

    Encontros Anteriores                  IX Encontro
        X Encontro

       
    10 motivos para participar 
    do XI Encontro


    Agenda Permanente de  
    Eventos Lagoa Viva

    Como Chegar