Menu:

Manifesto Ecológico a Comunidade Local
Bacia Hidrográfica da Barra da Tijuca/Jacarepaguá (RJ).


É vergonhoso, para nós cidadãos, continuarmos como meros espectadores dessa profanação ao ambiente comum em que convivemos, imaginando sermos o senhor absoluto. Que pobre inteligência!

Continuarmos sem perceber que DEUS, ao criar a MÃE NATUREZA, proporcionou o nosso SER, a nossa curta existência neste santuário, nossa casa comum: o Planeta Terra."

As sucessivas reportagens sobre a degradação e poluição da Bacia Hidrográfica da Barra da Tijuca e Jacarepaguá são a constatação de que a pressão dos danos ambientais, principalmente pelo atraso criminoso do programa de esgotamento sanitário da região (principal responsável pela degradação das nossas lagoas e rios), comprovadamente causado pelo interesse econômico de poucos, já alcança um ponto de ruptura ecológica, um nível de insustentabilidade dos ecossistemas com conseqüências perigosas e desastrosas para os moradores da região, alcançando a saúde do menos assistidos e, pasmem, muitos estão morrendo.

O limite da acomodação chegou ao fim:
uma inquietação está tomando conta dos que atentam para maior cuidado ao ambiente, onde a maioria irresponsavelmente não tem a percepção do destino que estão construindo para aqueles que são o maior patrimônio e razão de suas vidas: seus filhos e netos.


Cada um precisa fazer a sua parte e, sobretudo os que atuam economicamente no território. Vamos já, reverter esta triste realidade!

A participação intensa de todos em ações concretas para conter este processo que nos atinge, tendo em vista a melhoria do meio ambiente e qualidade de vida, tem-se colocado como um desejo para muitos. Portanto, a participação é fundamental para garantir um futuro promissor. Este é o grande desafio. Cabe-nos encará-lo!

A população precisa rever valores, mudar condutas, avaliar, propor e agir. Assim sendo, para bem fazê-lo, requer atenção de todos e prioridade no cuidado a respeito das questões ambientais que nos cercam: suas causas, o conhecimento e compreensão.


O emissário submarino tem de ser o marco para um resgate ambiental total e a preservação permanente do nosso valioso patrimônio natural.

Necessitamos, todos, humildemente, compactuar de uma visão que se fundamente na ética, respeitando as conexões das diversas formas de vidas, onde cada um compartilhe da responsabilidade de valorar e se orgulhar em dispor de sua energia para concretizar ações pelo bem-estar de sua comunidade e dos seres vivos. 


E, só assim, nós, detentores de tanta beleza natural, chegaremos ao equilíbrio. A nossa comunidade não pode perder suas forças vitais, que são os cidadãos participativos.

Sonhar com uma região sustentável é estabelecer uma gestão participativa, integrada, compartilhada por moradores, empresas, governo e a mídia, formando uma rede solidária no enfrentamento e redução da injustiça, da pobreza e dos problemas ambientais que nos atingem.

A elaboração de novas diretrizes sócias e ambientais, priorizando a educação ambiental com campanhas preservacionistas, acompanhada da fiscalização sobre as formas de interferência humana no ambiente, é um caminho aberto a todos aqueles que aqui vivem e amam esta configuração geográfica de beleza incomum.


Acreditamos que só assim poderemos promover o nosso ecodesenvolvimento local de forma permanente.  

Junte-se aos que fazem: a sua energia é muito preciosa nesta missão.

Mensagem final

Os homens evoluem na medida em que se tornam mais cidadãos e aprendem a
cooperar na comunidade, cujo progresso é a soma das energias dos seus componentes individuais. A comunidade não pode perder sua força vital que são todos aqueles que participam pacificamente.

Atenciosamente,
Donato Velloso

Coordenador do Movimento Evolutivo Pacto de Resgate Ambiental

Junte-se a nós: http://www.pactoderesgateambiental.org




Artigos

    Encontros Anteriores                  IX Encontro
        X Encontro

       
    10 motivos para participar 
    do XI Encontro


    Agenda Permanente de  
    Eventos Lagoa Viva

    Como Chegar